Encerra nesta quarta-feira, 2 de julho, o período de chamada pública escolar da Secretaria da Educação (Seduc) para o segundo semestre letivo de 2025. Estão sendo oferecidas mais de 8 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em instituições da Rede Estadual de Ensino em todo o Rio Grande do Sul.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do novo portal de matrículas da Seduc: escola.rs.gov.br/matriculas. Após essa etapa online, os candidatos deverão comparecer presencialmente entre os dias 29 de julho e 1º de agosto para confirmar a matrícula. As aulas do segundo semestre iniciam em 4 de agosto.
Entre os destaques da chamada está a Ejatec, modalidade que une a Educação de Jovens e Adultos com a qualificação profissional. Os cursos ofertados nessa linha incluem formações como assistente de logística, assistente administrativo, recepcionista em serviços de saúde, entre outros — com possibilidade de aproveitamento em cursos técnicos subsequentes.
Na Educação Profissional, as formações estão disponíveis nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao Ensino Médio, com áreas como administração, logística, saúde e agropecuária.
Outro avanço anunciado pela Seduc é a implementação de ações afirmativas nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Pela primeira vez, 30% das vagas serão reservadas para candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência (PCDs), promovendo maior inclusão e equidade no acesso à Educação Profissional.
A EJA é destinada a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio. Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 15 anos para o Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
Fonte: Governo do Estado do RS