
As obras de implantação de redes coletoras de esgoto e ramais para ligação ao sistema da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estão em execução no bairro Quero-Quero, em Capão da Canoa, e vão beneficiar 496 famílias. Desde a segunda quinzena de julho, já foram assentados 570 metros de tubulação, dos 4.600 destinados para atender a localidade. A previsão é de que a instalação total seja concluída até o final deste ano.
Os trabalhos integram o projeto de expansão do sistema de coleta e tratamento de esgoto no Litoral Norte. Nesta etapa, Capão da Canoa receberá mais de 57 mil metros de redes coletoras, com investimento de R$ 18,4 milhões nos bairros Quero-Quero, Nova Guarani e Zona Nova.
Morador do Quero-Quero há 25 anos, José Paulo Rolim, comemora a chegada das obras ao bairro e a expectativa de, em breve, ligar a sua residência ao sistema da Companhia. “Eu e minha esposa estamos felizes com a possibilidade de ter a coleta de esgoto na nossa casa, de podermos contar com este serviço e fazer nossa parte nos cuidados com o meio ambiente”, afirma.
Trabalho social: escuta e atendimento das demandas da população
Em cada localidade beneficiada pelas obras de esgotamento sanitário a equipe de Responsabilidade Social da Corsan atua a partir de visitas nas residências, a fim de informar, ouvir e atender às demandas das comunidades. O primeiro contato do time de campo da Companhia com o morador que receberá a melhoria é denominado Prepare-se. E nas ruas onde os serviços estão em fase de implementação é realizado o Acompanhamento de Obras. A população também é convidada a participar de uma reunião no bairro, sendo mais uma oportunidade de informação e diálogo sobre saneamento básico.
Na ocasião do Prepare-se, José Paulo recebeu informações do agente de campo de responsabilidade social da Corsan, Jairo Rodrigues. Seguindo as orientações, o morador escolheu a localização da caixa de ligação na lateral direita do imóvel, onde estão localizadas a cozinha, a área de serviço e o banheiro. Jairo solicitou que essa informação seja repassada à equipe de engenharia quando a obra estiver na frente da casa, para otimizar o acesso da residência ao sistema de coleta.
O agente de responsabilidade social também explicou sobre as medidas de segurança necessárias durante a obra e sobre a importância da coleta e do tratamento de esgoto para toda a população.
Confira a rota de visitas no Quero-Quero
O Prepare-se já passou pelas ruas São Benedito, Pernambuco, Brasília, Amazonas, Seis, Tocantins e por um trecho da avenida General Osório. Entre 9 e 12 de setembro, as visitas serão realizadas na rua Gaspar Grizza, entre as ruas Tocantins e São Benedito, além do acompanhamento nas vias onde os serviços estão em andamento.
Kevin Dias e Jairo Rodrigues são os profissionais da Responsabilidade Social da Corsan responsáveis pelo atendimento à população do Quero-Quero beneficiada pelas obras. Os profissionais usam uniforme e crachás da companhia.
Fonte: Ascom Corsan