Evento reuniu cursilhistas em Dom Pedro de Alcântara para refletir sobre a missão evangelizadora e eleger lideranças para o biênio 2026/2027
O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Osório realizou no último domingo, 27 de abril, sua Assembleia Diocesana Anual (AD). O encontro aconteceu no salão paroquial Nossa Senhora do Amparo, no município de Dom Pedro de Alcântara, e reuniu representantes dos diversos setores do movimento para momentos de reflexão, partilha e eleição da nova coordenação do Grupo Executivo Diocesano (GED).
Durante a assembleia, os participantes estudaram o subsídio proposto pelo Grupo Executivo Nacional (GEN), que neste ano traz como tema “MCC – um sinal de esperança no mundo”. O lema que guiou os debates foi retirado da Carta aos Romanos: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rm 12,2), com a dimensão espiritual: “Peregrinos de Esperança no Amor em busca da Dignidade Humana”. A proposta incentivou os cursilhistas a aprofundarem sua missão evangelizadora nos diversos ambientes em que vivem.
Um dos momentos mais significativos da assembleia foi a eleição da nova coordenação diocesana do MCC para o biênio 2026/2027. Foram eleitos Antônio Luiz Iaronca, do setor de Capão da Canoa, como coordenador, e Carmem Lucia de Souza Oliveira, do setor de Torres, como vice-coordenadora.
Em sua fala, o coordenador eleito agradeceu a confiança e destacou o espírito de continuidade e comunhão que pretende manter com os demais setores do movimento. “Vou coordenar juntamente com as coordenações dos setores, dando continuidade ao que já vem acontecendo, pois somos todos GED”, afirmou Iaronca. Ele também celebrou o compromisso da nova vice-coordenadora: “Me alegro com o sim da Carmem para compor a chapa comigo e juntos trabalharemos muito. Neste ano, realizarei um de meus sonhos: levar para participar do Cursilho da Arquidiocese de Porto Alegre jovens de nossa diocese para vivenciarem as maravilhas do Cursilho Jovem”.
A vice-coordenadora eleita, Carmem Lucia, destacou a importância da abertura do MCC para todos os públicos, especialmente os jovens. “É um grande passo para a Diocese de Osório a compreensão de que o Movimento de Cursilhos de Cristandade é para todos, visto que é um movimento eclesial, para homens, mulheres e jovens que desejam conhecer Jesus Cristo e se apaixonar por Ele”, afirmou. Com emoção, Carmem também ressaltou a representatividade de sua eleição: “Estou nesta caminhada desde 2008, vivendo a experiência de evangelizar os ambientes por onde passei, servindo à Igreja, atuando nas pastorais e serviços. Por isso me sinto honrada em ser a primeira mulher eleita para um cargo eletivo do GED, em 23 anos de MCC na Diocese de Osório”.
A Assembleia Diocesana destaca importância da unidade, da missão evangelizadora e da esperança que o MCC busca levar ao mundo, especialmente por meio do protagonismo de seus membros, que atuam como fermento cristão na sociedade. O evento também sinalizou novos rumos e desafios, com foco no fortalecimento do trabalho com a juventude e no testemunho de fé nos ambientes cotidianos.
Colaboração e fotos: MCC Diocese de Osório



Fonte: ASCOM Diocese de Osório.