O governo do Rio Grande do Sul dá nesta terça-feira (27), às 15h, um passo decisivo para a implantação do Porto Meridional de Arroio do Sal: o governador Eduardo Leite assinará o decreto de utilidade pública (DUP) que regulariza a área destinada ao empreendimento.
O DUP é fundamental para avançar na regularização fundiária e viabilizar as desapropriações necessárias ao porto, apontado como o maior investimento da história do Estado, com aporte estimado em R$ 1,3 bilhão. Com início das obras previsto para 2026, após a obtenção das licenças ambientais, o projeto deve gerar mais de 2 mil empregos diretos e cerca de 5 mil vagas indiretas ao longo da construção.
A cerimônia de assinatura ocorrerá no Palácio Piratini e reunirá o presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, deputado Issur Koch, o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, além de empresários, autoridades e representantes da DTA Engenharia, responsável pelo projeto. Parlamentares, prefeitos e lideranças regionais têm articulado intensamente o avanço do porto, que é visto como estratégia para fortalecer a economia da Serra Gaúcha e do Litoral Norte.
Foto: Reprodução – Croqui / DTA Engenharia Portuária e Ambiental