
O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, divulgou no final da manhã desta segunda-feira (21) a carta da presidência do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviada ao Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, manifestando pesar pela morte do Papa Francisco. A Igreja Católica no Rio Grande do Sul se une em oração pela alma do pontífice, destacando seu legado de paz, amor e cuidado com a humanidade.
Na carta, os bispos do Regional Sul 3 expressam profunda tristeza pela “Páscoa do Santo Padre” e destacam que a Igreja perde “um dos seus filhos prediletos”, enquanto o céu acolhe “um homem de fibra que viveu como testemunha do Evangelho”.
“O Papa Francisco deixa um legado de amor a todas as gentes, capaz de ultrapassar fronteiras, quaisquer que sejam. Dedicou-se integralmente à paz duradoura e à educação de uma nova humanidade reconciliada pela sensibilidade e cuidado com todos os seres e com o planeta”, afirma o texto assinado pela presidência da CNBB Sul 3.
A nota ainda reforça a comunhão dos bispos em oração, pedindo que o Pai Eterno receba o Papa Francisco “em sua glória” e conceda “o prêmio merecido por sua incansável luta em prol da semeadura do Evangelho”.
Por fim, a carta destaca a esperança cristã e a fé na vida eterna, citando as palavras do Evangelho de João: “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25).

Dom Jaime Pedro afirmou que a Diocese de Osório se une a toda a Igreja neste momento de luto e oração, em espírito de sinodalidade e comunhão.
Mensagem do bispo:
“Bom dia, irmãos. O que se imaginava que pudesse acontecer a qualquer hora, escolheu a melhor hora. Depois de celebrar a Semana Santa e nela o Tríduo Pascal, foi concluir sua celebração junto com o Ressuscitado. Que belo legado de fé simples, caridade sincera e esperança inquebrável nos deixa o Papa Francisco, o primeiro latino-americano. Doze anos de um ar novo na Igreja e sua missão no mundo. Resta-nos agora começarmos já a rezar para que Deus inspire os cardeais a escutar a voz do Espírito Santo na escolha de alguém que dê continuidade a este legado. Pedimos ao Senhor Deus que o acolha já entre os eleitos. Obrigado, Papa Francisco, pelo exemplo de discipulado e missionário que nos deixaste. Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório.”
Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel