Entre os dias 9 e 16 de novembro, a Igreja Católica em todo o Brasil vivenciará a 9ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP), instituída pelo Papa Francisco e continuada sob o pontificado do Papa Leão XIV, com o tema “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5) e o convite “Chamados a criar novos sinais de esperança”. A proposta busca inspirar comunidades e paróquias a promoverem ações concretas de solidariedade, escuta e transformação social, reafirmando a dimensão prática da fé cristã no cuidado com os mais pobres.
>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp.
LIVE
Como parte da programação, a Diocese de Osório, por meio da Executiva das Pastorais Sociais, realizará uma live especial no dia 11 de novembro, terça-feira, às 19h30min, transmitida pela página da Diocese no Facebook. O encontro contará com a participação do Professor Gervásio Toffoli e do Frei Wilson Dallagnol, que irão dialogar sobre a Doutrina Social da Igreja e o recente Documento 65 “Dilexi Te”, escrito por Papa Leão XIV, que aprofunda o compromisso da Igreja com a justiça social e a dignidade humana.
De acordo com a Executiva das Pastorais Sociais da Diocese, a Jornada Mundial dos Pobres é, portanto, um momento de comunhão, fé e compromisso. Mais do que uma semana de ações pontuais, é uma oportunidade para que a Igreja e a sociedade reflitam sobre as causas estruturais da pobreza, escutem as pessoas em vulnerabilidade e assumam, com coerência evangélica, a tarefa de unir caridade e justiça na construção de um mundo mais fraterno.
PROPOSTA
De acordo com a Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB (Cepast-CNBB), a Jornada é um chamado à vivência comunitária do Evangelho e à criação de “novos sinais de esperança” em meio às realidades de pobreza e exclusão. A CNBB disponibiliza subsídio com orientações metodológicas e sugestões práticas para que as comunidades possam se organizar, promovendo desde campanhas solidárias até parcerias com o poder público para garantir o acesso a direitos básicos.

Texto e imagem: Ascom Diocese de Osório
