A Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana dos Grupos Eclesiais e Grupos de Famílias, está lançando um novo subsídio formativo para auxiliar na caminhada dos grupos paroquiais ao longo do ano. O material foi elaborado com o intuito de fortalecer a vivência comunitária e espiritual, seguindo a proposta da Igreja Católica para o Ano Jubilar de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”.
O assessor eclesiástico, Pe. Ildomar Danelon, destaca a importância desse material para incentivar a continuidade dos grupos e sua conexão com a espiritualidade do Jubileu de Esperança. “Nossa intenção é que os grupos eclesiais e de famílias possam aprofundar sua fé e beber da riqueza espiritual do jubileu, conectando-se também à nossa história de missão popular. Queremos que cada família e comunidade se reconheça como uma pequena igreja, fortalecendo a oração e a fraternidade em cada encontro”, ressalta Pe. Ildomar.
O subsídio também aborda temas da Campanha da Fraternidade 2025, com reflexões sobre ecologia integral, além de trazer conteúdos sobre vocação e a animação da vida cristã pelo Espírito Santo. Os encontros foram elaborados de forma colaborativa, envolvendo diversas mãos para garantir um material acessível e enriquecedor para todas as comunidades.
Os encontros serão voltados aos animadores dos Grupos Eclesiais e Grupos de Famílias, além de representantes de movimentos pastorais. Durante as reuniões, será apresentada a dinâmica dos encontros e a estrutura do subsídio, fortalecendo a organização dos grupos para a caminhada ao longo do ano jubilar.
A Diocese de Osório convida todos os fiéis a participarem deste momento especial de fortalecimento da fé e da vivência comunitária.
“Que este material nos ajude a rezar juntos, refletir sobre nossa caminhada e vivenciar o verdadeiro sentido da esperança cristã em comunidade”, conclui Pe. Ildomar.
A entrega do material será realizada ao longo do mês de abril, aos animadores de grupos eclesiais e de famílias, por Área Pastoral, conforme o seguinte cronograma:
1º de abril, terça-feira, Área Pastoral Osório, na sala Papa Francisco, anexa ao salão paroquial, no Centro de Osório, às 19h.
Fazem parte da Área Pastoral Osório, as seguintes paróquias: Nossa Senhora da Conceição de Osório, Nossa Senhora de Caravaggio de Osório, Nossa Senhora da Saúde de Cidreira, Santo Antônio de Pádua de Balneário Pinhal e São José de Palmares do Sul e Capivari do Sul.
2 de abril, quarta-feira, Área Pastoral Capão da Canoa/Tramandaí, na igreja São Pedro, em Xangri-Lá, às 19h45min.
Fazem parte da Área Pastoral Capão da Canoa, as seguintes paróquias: Nossa Senhora de Lourdes de Capão da Canoa, Nossa Senhora dos Navegantes de Tramandaí, Bom Pastor de Imbé e São Pedro de Xangri-Lá.
3 de abril, quinta-feira, Área Pastoral Santo Antônio da Patrulha, na igreja Santo Antônio, na Cidade Alta, às 19h.
Fazem parte da Área Pastoral Santo Antônio da Patrulha, as seguintes paróquias: Santo Antônio, Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Teresinha de Santo Antônio da Patrulha e São Cristóvão de Caraá.
8 de abril, terça-feira, Área Pastoral Terra de Areia, na igreja São Pedro, no Centro de Terra de Areia, às 19h30.
Fazem parte da Área Pastoral Terra de Areia, as seguintes paróquias: São Pedro de Terra de Areia, Nossa Senhora da Piedade e Santo André Avelino de Maquiné e Imaculada Conceição de Três Forquilhas e Itati.
9 de abril, quarta-feira, Área Pastoral Três Cachoeiras, na igreja Sagrada Família, no Centro de Morrinhos do Sul, às 19h.
Fazem parte da Área Pastoral Três Cachoeiras, as seguintes paróquias: São José de Três Cachoeiras, Nossa Senhora do Amparo de Dom Pedro de Alcântara e Senhor Bom Jesus de Morrinhos do Sul e Mampituba.
10 de abril, quinta-feira, Área Pastoral Torres, na igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Faxinal, às 19h30min.
Fazem parte da Área Pastoral Torres, as seguintes paróquias: São Domingos e São José Operário de Torres e Nossa Senhora de Lourdes de Arroio do Sal.








Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel