No sábado, 6 de setembro, a Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana de Liturgia (CDL), promoveu mais duas formações da segunda etapa da Escola Permanente de Liturgia para Ministérios, voltadas ao Ministério de Leitores. Os encontros ocorreram em Três Cachoeiras, também abrangendo a área de Terra de Areia, e em Santo Antônio da Patrulha. Com essas atividades, a segunda etapa da Escola Permanente de Liturgia, desenvolvida ao longo do segundo semestre, alcançou cerca de 300 participantes, envolvendo todas as seis áreas pastorais da Diocese.
De cordo com a Comissão, o objetivo da iniciativa é aprofundar o conhecimento e a espiritualidade dos leigos que exercem o ministério da proclamação da Palavra de Deus nas celebrações. Durante a formação, os participantes estudaram temas teóricos e práticos essenciais para a boa execução de sua missão.
Os encontros incluíram o manuseio dos livros litúrgicos, com destaque para o Lecionário e o Evangeliário, a importância do ambão (a mesa da Palavra) e técnicas para uma proclamação clara e eficaz, como o uso adequado do microfone, a postura corporal e a “pontuação inteligente” dos textos.
O assessor eclesiástico para a Liturgia, Pe. Marlon Ramos Lopes, destacou a importância do ministério do leitor para a comunidade. “Um bom leitor na assembleia litúrgica é um dom que Deus concede à comunidade. O leitor tem a responsabilidade de proclamar a Palavra de modo que atinja a inteligência e o coração”, afirmou. Ele também ressaltou a contrapartida da comunidade. “A comunidade tem uma responsabilidade com seus leitores, aquela de lhes oferecer formação e equipamentos adequados”.
A leiga Carmem Boff, da Paróquia São José de Três Cachoeiras, que participou do encontro, enfatizou a relevância da capacitação. Segundo ela, é fundamental que os leitores assumam “como missão própria na Igreja o anúncio da Palavra àqueles que participam da Missa, de modo que todos compreendam, experimentando-o pelos gestos e palavras, o Mistério Pascal sempre presente”.
A CDL celebrou a conclusão desta fase da escola, manifestando a esperança de que a formação contínua “possa despertar cada vez mais o amor pela liturgia” e gerar frutos nas comunidades.
Abaixo, registro das formações em Três Cachoeiras e Santo Antônio da Patrulha:









Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel