No dia 8 de setembro, segunda-feira, o município de São Domingos do Sul, no norte do Rio Grande do Sul, sediou a 2ª Romaria dos Bispos, Presbíteros e Seminaristas do Estado. O encontro, que reuniu membros do clero e seminaristas de diversas dioceses gaúchas, teve como objetivo expressar a unidade do clero e celebrar a identidade sacerdotal, inspirados na vida e exemplo do Servo de Deus Monsenhor João Benvegnú.
A escolha de São Domingos do Sul como sede da Romaria não foi casual. Neste solo, Monsenhor João Benvegnú viveu, trabalhou, serviu e orou, dedicando 51 anos de sua vida ao pastoreio da Paróquia São Domingos. Conhecido por sua alegria serena, humildade profunda, zelo incansável e ardente amor a Deus, Monsenhor João faleceu em 1986, deixando um legado de fé e serviço que, com o tempo, tem consolidado sua fama de santidade. Durante a Romaria, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre sua vida e exemplo, que continuam inspirando o clero e os fiéis.
Segundo Jonas Dias, seminarista da Diocese de Osório, “foi um dia muito especial de convivência e oração, junto a seminaristas e padres de todas as dioceses do estado. Pudemos conhecer melhor a vida do Monsenhor João Benvegnú, que nos inspira a crescer ainda mais na fé e na busca pela santidade”. A Romaria também foi marcada por momentos de oração, reflexão e partilha, incentivando os participantes a renovarem o ardor da missão pastoral e a vivência de uma Igreja em comunhão.
Além de celebrar a vocação sacerdotal, a Romaria serviu como espaço de formação, integração e inspiração, proporcionando aos seminaristas e padres presentes a oportunidade de aprofundar a espiritualidade e renovar o ardor missionário.






Fotos: arquivo pessoal e por Elias Perin Pigosso / Effect Produtora Audiovisual.
Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel