Na edição desta semana, o Jornal do Mar traz como reportagem especial os 38 anos de atuação do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Torres, entidade que se consolidou como um dos principais pilares de apoio às forças de segurança da cidade. Criado em 7 de dezembro de 1987, o Consepro tem desempenhado um papel estratégico ao intermediar demandas entre as instituições policiais, a sociedade civil e os diferentes níveis de governo.
Ao longo de quase quatro décadas, o Consepro fortaleceu a segurança pública no município por meio de ações preventivas, estruturais e operacionais. Entre os exemplos estão o suporte emergencial às corporações — como aquisição de baterias, pneus e ar-condicionado para viaturas — e o apoio a projetos como o Proerd e os Bombeiros Mirins. A entidade também tem buscado modernizar o sistema de segurança local com a discussão sobre uso de inteligência artificial e monitoramento inteligente.
O presidente do Consepro, Paulo Benhur de Oliveira Costa, destaca que a missão do conselho é atuar de forma silenciosa, mas eficiente. “Nosso papel é dar suporte para que os agentes de segurança tenham as condições adequadas de trabalho. A segurança só é lembrada na crise, mas é construída diariamente com esforço coletivo e planejamento”, afirma. Na reportagem, ele também reforça a importância do trabalho voluntário dos conselheiros, o apoio de empresários, do Ministério Público, do Poder Judiciário e das emendas impositivas que, em 2024, somaram cerca de R$ 500 mil investidos diretamente em segurança pública.
Acesse a reportagem completa clicando aqui
Foto: Anderson Weiler