O 8º Batalhão da Brigada Militar está atuando com reforço de efetivo durante a 38ª Fenacan, em Santo Antônio da Patrulha. O Tenente-Coronel Luiz César informou, em entrevista à central de jornalismo da Rádio Itapuí, que o planejamento de segurança inclui equipes do Batalhão de Choque e alunos-soldados, voltados principalmente para ações preventivas no Parque Caetano Tedesco.
De acordo com o oficial, os primeiros dias de evento transcorreram sem registros de furtos, desordens ou outras ocorrências relevantes. “Até o presente momento, estamos tendo sucesso no planejamento que foi executado e vamos manter essa atuação até o final”, afirmou Luiz César, ressaltando a integração com a Prefeitura e outros órgãos de apoio.

Índices de criminalidade
Além do trabalho específico na Fenacan, o comandante comentou sobre a segurança no município. Segundo ele, Santo Antônio apresenta índices de criminalidade baixos em comparação a outros municípios do Estado. Essa realidade, disse, é resultado da atuação conjunta da Brigada Militar com o Ministério Público, Prefeitura e a Secretaria de Segurança, o que facilita ações preventivas.
Luiz César destacou que, mesmo com efetivo atual considerado adequado, há projeção para solicitar incremento no número de policiais. A decisão, porém, será baseada em indicadores e demandas apontadas pelo sistema de gestão de segurança, com possibilidade de atuação de equipes táticas e de inteligência conforme a necessidade.
Presença constante
O comandante enfatizou que a Brigada Militar seguirá presente na Fenacan e na cidade, garantindo atendimento a qualquer ocorrência. “A comunidade pode ter a certeza de que a Brigada está presente e, caso necessário, vamos atender da melhor forma possível”, afirmou.
A Fenacan segue com entrada gratuita e programação diária no Parque Caetano Tedesco, reunindo público de toda a região. A Rádio Itapuí está com seu estúdio na Festa, realizando a cobertura de todo o evento e programação ao vivo, direto do Parque Caetano Tedesco – acompanhe no 100.3 FM, radioitapui.com.br, no instagram @itapuifm e assista as entrevistas no nosso Canal do YouTube, clicando AQUI.