Na última quinta-feira (13), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Parobé, deflagrou a Operação Illusio. O objetivo da ação foi realizar a prisão de indivíduos responsáveis pela prática de golpes do consórcio premiado no Estado Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Três homens foram presos, responsáveis pela prática de diversos estelionatos nos dois estados. Três veículos também foram apreendidos, dois deles de alto valor.
Dentre os presos, encontram-se dois homens responsáveis pela gerência da associação criminosa, a qual tinha a finalidade de enganar vítimas que procuravam obter financiamentos e consórcios. Para tal atividade, a associação valia-se de estabelecimentos comerciais. Dentre estes, uma financeira e uma concessionária de carros utilizadas para ludibriar as pessoas, pois estas acreditavam que seriam contempladas nos consórcios.
Após contato com os estelionatários, as vítimas recebiam a promessa de que se efetuassem novos lances ao consórcio seriam contempladas. Após o recebimento de novos valores, os estelionatários interrompiam os contatos, tornando-se inacessíveis às vítimas, gerando assim prejuízos financeiros de grande monta. O número de vítimas ultrapassa 50 pessoas e a quantia arrecadada pelo grupo criminoso, por meio dos golpes, é superior a dois milhões de reais.
Após as investigações da Delegacia de Polícia de Parobé, que duraram aproximadamente oito meses, tendo início no mês de setembro de 2023, com a remessa do inquérito policial, houve a representação pela prisão preventiva dos suspeitos pelos crimes de estelionato, associação criminosa, coação no curso de processo e ameaças.
Fonte: PC