Em reunião realizada recentemente pelo presidente da Amlinorte, prefeito João Marcos Bassani dos Santos, de Maquiné, com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, e demais prefeitos da região, foi anunciado que os atendimentos eletivos de consultas médicas no Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, serão normalizados a partir de 01 de agosto de 2024. A notícia aconteceu após uma serie de reuniões entre os prefeitos junto a secretaria de Estado, para que houvesse a normalização dos serviços, afetados em decorrência das enchentes registradas no mês de maio de 2024. O deputado estadual Luciano Silveira também participou das negociações, auxiliando na aceleração do processo.
A reunião foi realizada no gabinete da prefeitura de Maquiné, com a presença do dirigente do hospital Santa Luzia, Samuel Meoti, entidade administrado pelo Mãe de Deus, em Porto Alegre, entre outras entidades. A secretária Arita informou que o governo federal deverá repassar um valor de R$ 6 milhões ao hospital, atendendo pedido do Estado, a fim de atenuar as perdas que a mantenedora tem registrado desde as enchentes, que paralisou as atividades no Mãe de Deus. As medidas de contigência na região ainda prevêem uma negociação com o Hospital Life Plus, em Xangri-lá, para estabelecer um possível convênio que preencha os vazios assistenciais em especialidades onde a rede SUS no Litoral Norte necessite de aporte.
A secretaria de Saúde Arita Bergamann ainda anunciou que foi aprovado nesta semana entre os gestores que integram a CIB, um projeto para instalação de uma Unidade de Oncologia no Hospital São Vicente de Paula, em Osório. Com essa aprovação, o projeto agora será encaminhado ao Ministério da Saúde para análise e pactuação. “Foram muito positivas as respostas dadas pela secretária Arita aos problemas enfrentados na Saúde da região”, destacou o presidente da Amlinorte, prefeito João Marcos.
Fonte: Amlinorte / Rose Scherer