
A Diocese de Osório se prepara para celebrar, no dia 28 de dezembro, domingo, o Encerramento do Ano Jubilar 2025, vivido sob o tema “Peregrinos da Esperança”. A celebração, que marcará o fechamento do Ano Santo nas Igrejas Particulares, acontecerá às 16h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório. A missa será presidida pelo bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, com a concelebração dos padres presentes. A liturgia seguirá a solenidade da Sagrada Família.
Todo o clero e os fiéis das 23 paróquias que formam a Diocese são convidados a participar desse momento especial. Os participantes são convidados a vestir a camiseta de suas paróquias ou movimentos/grupos/pastorais.
É solicitado que todos levem alimentos não perecíveis, que serão apresentados no ofertório como gesto concreto de caridade jubilar. Segundo dom Jaime, “encerramos este ano santo com gratidão e esperança. Que cada gesto, cada oração e cada oferta nos recordem o chamado de Deus a caminharmos juntos como peregrinos que confiam na luz do Ressuscitado. O Jubileu termina, mas a missão continua.”
Ano Santo
O Jubileu 2025, iniciado em 24 de dezembro de 2024, foi um convite à peregrinação, ao perdão, à reconciliação e à renovação espiritual. O encerramento oficial nas dioceses do mundo ocorre em 28 de dezembro de 2025, enquanto o encerramento definitivo em Roma, com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro, será em 6 de janeiro de 2026, festa da Epifania. Este momento será a culminância de agradecimento pelas graças vividas ao longo do Ano Jubilar, unindo novamente os fiéis em um ato de fé e esperança.
