AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Quem é Ramon Selau, o Campeão Gaúcho de Balonismo 2025

por Melissa Maciel

Piloto concedeu entrevista à Rádio Maristela e contou detalhes da competição, da trajetória no esporte e dos próximos objetivos.

O torrense Ramon Selau é o novo Campeão Gaúcho de Balonismo 2025. O piloto esteve na manhã desta segunda-feira (8) nos estúdios da Rádio Maristela, em Torres, para compartilhar a conquista histórica e relembrar sua trajetória no esporte que acompanha desde a infância, quando observava os balões sobrevoando sua casa, próxima ao Parque do Balonismo. “Sempre foi um encantamento. Cresci seguindo os pousos, pedindo para meus pais e tios me levarem atrás dos balões. Era só questão de tempo até eu entrar nesse mundo”, contou. Ramon iniciou no esporte em 2013, fazendo equipe para pilotos experientes como Murilo Hoffmann e Warley Macedo. Em 2021 conquistou o brevê e, desde então, passou a competir oficialmente, acumulando resultados importantes, entre eles, o título do Festival de Pancas (ES), conquistado neste ano.

O Campeonato Gaúcho 2025 foi disputado em duas fases. A primeira durante o Festival de Balonismo de Torres, quando o piloto Felipe Toste foi tricampeão do evento, e a segunda realizada agora em dezembro, com quatro dias de provas técnicas, inclusive desafios virtuais, modalidade em que o navegador utiliza softwares específicos e praticamente voa guiado pela tela do computador. “Foi uma final duríssima. No ar somos todos amigos, mas cada um defende sua estratégia e seu time com muita seriedade. É foco total”, explicou Ramon. O piloto destacou ainda o apoio de amigos pilotos, fundamental em um momento decisivo da última prova, quando quase desistiu. “Por Deus o vento virou depois de quase uma hora. Foi emocionante.” O pódio foi completado pelos torrenses Lais Pinho, em segundo lugar, e João Vitor Justo, em terceiro.

Com o título estadual, Ramon ganha visibilidade nacional e apoio financeiro da Federação Gaúcha de Balonismo para disputar o Campeonato Brasileiro de 2026, que deve ocorrer em São Paulo. Ele também passa a somar pontos extras no ranking nacional, novidade implantada pela Confederação Brasileira, permitindo que campeonatos estaduais impactem diretamente a classificação dos atletas. “O balonismo é encantador, mas caro. Esse incentivo faz toda a diferença para que possamos competir e representar a nossa cidade”, explicou, agradecendo especialmente à NK Construtora, sua patrocinadora principal, além de mencionar o apoio da Rádio Maristela ao esporte.

NOVA REGULAMENTAÇÃO

Durante a entrevista, Ramon também comentou as mudanças de regulamentação após o acidente ocorrido em Praia Grande/SC. Para ele, a nova atuação da ANAC traz mais segurança e profissionalismo aos voos comerciais. “Agora podemos trabalhar com dignidade, dentro das regras, oferecendo segurança aos turistas. Era algo necessário”, afirmou. Atualmente, o piloto dedica-se integralmente ao balonismo, dividindo-se entre Torres e Mato Grosso do Sul.

Com olhar para o futuro, Ramon não esconde seus principais sonhos: conquistar o Festival Internacional de Balonismo de Torres, onde este ano chegou a figurar em segundo lugar até o último voo, e buscar destaque no Brasileiro para, quem sabe, alcançar uma vaga no Mundial. “A vida é feita de sonhos, mas o melhor é realizá-los. E estou trabalhando para isso.”

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com