Durante a Assembleia Anual do Clero, que está sendo realizada na Casa Tiberíades, em Cidreira, de 27 a 29 de outubro, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, anunciou ao final da Missa da manhã de terça-feira (28), as transferências e nomeações de presbíteros que assumirão novas missões pastorais a partir de 2026.
De acordo com o bispo, as mudanças refletem o dinamismo e a vitalidade da Igreja Diocesana, fortalecendo o compromisso com a evangelização e a organização pastoral das comunidades.
“Essas mudanças são expressão da comunhão e do serviço pastoral. Devem ser vividas com serenidade e espírito de fé, tanto pelos presbíteros quanto pelas comunidades, como um tempo de renovação e continuidade na missão evangelizadora”, afirma o bispo.



TRANSFERÊNCIAS PARA 2026
O padre Nilso Ricardo Zanella deixará a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Cidreira, para assumir como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Arroio do Sal. Já o padre Edson Luiz Bataglin deixará Arroio do Sal e será o novo pároco da Paróquia Bom Pastor, em Imbé.
O padre Rodrigo Schüler de Souza estará em ano sabático, dedicando-se aos estudos de seu doutorado. O padre André Audibert, que atuava como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Tramandaí, será o administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Cidreira.
O padre Francisco de Assis Tonini Caldas (padre Chico), que está na Paróquia Imaculada Conceição, em Três Forquilhas, será vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Capão da Canoa. Por sua vez, o padre Ceverino Craco deixará Capão da Canoa, onde exercia a função de vigário paroquial, e assumirá como pároco da Paróquia Imaculada Conceição, de Três Forquilhas e Itati.
A Paróquia Santa Teresinha, localizada na Vila Palmeira, em Santo Antônio da Patrulha, também passou por mudança de pároco ainda em 2025, com a posse do Pe. Fabiano Glaeser dos Santos. O presbítero Sadi Cordeiro da Silva deixou de integrar o clero da Diocese de Osório. As demais paróquias que integram a Diocese de Osório permanecerão com suas atuais configurações pastorais em 2026.
Ressaltando que as transferências anunciadas durante a Assembleia se referem ao ano de 2026, os presbíteros terão um período adequado para organizar a transição pastoral, garantindo uma mudança serena e bem planejada para as comunidades e para os novos párocos que assumirão suas funções.








Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel
