O Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, poderá contar com um novo serviço de oncologia. O assunto foi pauta de uma reunião realizada na segunda-feira (13) entre representantes da Secretaria Estadual da Saúde e da intervenção que administra a instituição. A proposta é viabilizar a estrutura física necessária para o atendimento oncológico, com apoio técnico e financeiro do Estado.

Durante o encontro, também foram discutidos os próximos passos da intervenção e alternativas para garantir a continuidade e o fortalecimento dos serviços de saúde prestados à comunidade. Uma nova reunião deverá ocorrer em breve, com a participação da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, para aprofundar as tratativas e definir o formato da nova fase de gestão do hospital.
Fundado há quase um século, o Hospital São Vicente de Paulo tem origem na atuação da Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo, criada em 1925 por um grupo de moradores de Osório, então Conceição do Arroio, preocupados em garantir assistência médica à população mais carente. Inspirados na obra de São Vicente de Paulo, símbolo de caridade e solidariedade, os primeiros atendimentos ocorreram no Teatro Paulino Chaves, com encaminhamentos à Santa Casa de Porto Alegre, quando necessário. Sob a liderança de Antônio Stenzel Filho, a entidade mobilizou campanhas para erguer um hospital próprio, inaugurado em 24 de dezembro de 1950. Desde então, o São Vicente de Paulo se consolidou como referência regional em saúde e cuidado comunitário.
Foto: Ascom PMO