AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Visita Pastoral em Torres fortalece fé, solidariedade e comunhão comunitária

por Melissa Maciel

De 18 a 21 de setembro, a Paróquia São Domingos, em Torres, recebeu a Visita Pastoral do bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, marcada por encontros de espiritualidade, diálogo e escuta. Entre os destaques, a celebração dos sacramentos da Crisma e Primeira Eucaristia, a investidura de novos ministros da Eucaristia e a participação ativa de comunidades e lideranças engajadas na vida da Igreja.

Além das celebrações, a visita evidenciou o vigor das pastorais sociais, como o trabalho solidário desenvolvido no bairro Curtume, o acompanhamento da Pastoral da Pessoa Idosa e da Pastoral Carcerária, bem como a dedicação às iniciativas de evangelização e formação cristã. O bispo destacou a boa organização da paróquia, o comprometimento dos agentes e a sintonia entre o clero e a comunidade, reforçando a importância da comunhão na missão da Igreja local.

Confira o relatório completo da Visita Pastoral:

Visita Pastoral – Paróquia São Domingos, Torres

De 18 a 21 de setembro de 2025

Minha visita pastoral na Paróquia São Domingos, em Torres, teve início no dia 18 de setembro, pela manhã. A primeira atividade foi uma entrevista às 10h20 na Rádio Maristela com o diretor da emissora e pároco da Paróquia São Domingos, Pe. Leonir Alves, sobre as atividades da Diocese previstas para as próximas semanas e os dias que permaneceria em Torres. Depois do almoço com os padres e um breve descanso, tivemos reunião com a direção da Rádio Maristela e com a Rejane Scheffer, responsável pelo acompanhamento e contabilidade das emissoras ligadas à Diocese (Maristela 106.1FM e Itapuí 100.3 FM), para tratar de questões jurídicas ligadas à relação com a Mitra.

Às 16h visitamos a comunidade São João Batista, no bairro Getúlio Vargas, para analisar com a coordenação da comunidade alguns melhoramentos no presbitério. Às 17h conhecemos o trabalho da Pastoral Social, no bairro Curtume, onde um grupo de mulheres, lideradas pela leiga Cátia Mota, desenvolve um excelente atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo alimentos, roupas, calçados, bengalas, andadores, cadeiras e até camas hospitalares. Com o brechó, conseguem recursos para sustentar a iniciativa, inclusive com uma pessoa contratada. Encerramos com um café muito fraterno.

Às 18h aconteceu a atividade “Pipoca com o Bispo”, uma conversa de cerca de uma hora e meia com os adolescentes crismandos, que me fizeram 25 perguntas previamente preparadas. Um momento descontraído, em preparação para a celebração do domingo. Às 20h tivemos reunião com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), com boa participação de representantes das comunidades, grupos e movimentos, onde partilhamos sobre os três pilares da pastoral diocesana: Iniciação à Vida Cristã, Liturgia e Caridade.

Iniciação à Vida Cristã (IVC)

A preparação de pais e padrinhos para o Batismo de crianças é feita em um único encontro, no qual, além do sentido do sacramento, é explicado o rito. Depois da celebração, na sede ou nas comunidades, durante a semana seguinte fazem a Consagração a Nossa Senhora, geralmente na quinta-feira. Para a preparação de adolescentes e jovens à Crisma e à Primeira Eucaristia, seguem a proposta do Caminho de Emaús. Há um bom grupo de catequistas comprometidas, muito dedicadas e satisfeitas com a proposta da Diocese. A coordenação é acompanhada pela Coordenadora Diocesana, Ir. Iolanda Goll. É a segunda turma que recebe os dois sacramentos conjuntamente, com bons resultados. Os adultos são preparados pelo candidato ao diaconato, Mateus. A preparação ao Matrimônio é feita pelo Movimento de Casais Jovens (MCJ), mas se admite a possibilidade de preparar casais para seguir o itinerário proposto pela Pastoral Familiar.

Liturgia – Celebração da Fé

Existe uma coordenação que se encontra semanalmente para preparar as celebrações de final de semana. Sempre há escalas prontas para comentaristas, leitores, salmistas, ministros e canto litúrgico. Há revezamento de vários grupos, movimentos e pastorais para assumir os serviços nas celebrações. A paróquia conta com cerca de 90 ministros extraordinários, além de grupos de coroinhas coordenados por um casal. A Adoração acontece na capela São João Batista. Também existe a iniciativa do Terço dos Homens. Há quatro grupos de jovens atuantes; recentemente surgiu a proposta do ONDA, para possibilitar o engajamento dos crismandos antes de receberem o sacramento. Alguns participam do Ágape – Emaús (jovens adultos), em fase de implantação do seu secretariado. A Equipe Vocacional está se reorganizando e precisa ser mais criativa nas iniciativas de oração e atividades.

Pastorais Sociais

Já mencionamos a atividade desenvolvida no bairro Curtume. Funciona há mais tempo a Pastoral da Pessoa Idosa, com coordenação convicta. A Pastoral Carcerária atua semanalmente, coordenada pela Iara Carvalho. Também há acompanhamento da Fazenda de Recuperação de Dependentes Químicos, realizado pelo diácono Paulo José de Matos Machado e pelo Pe. Almo. Quando possível, o Pe. Almo acompanha ainda a Pastoral da Saúde, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, junto com as Irmãs Carlistas.

O representante do Cursilho destacou a atuação dos cursilhistas nas várias funções e a quantidade de casais que já realizaram a experiência. Concluímos com um momento de partilha fraterna de comes e bebes, trazidos pelos participantes.

Dia 19/9

A partir das 9h, visita à Escola São Domingos da Rede Sagrado de Educação. Depois de uma boa conversa com o diretor e com a irmã responsável pela pastoral escolar, que me mostrou as estruturas e o funcionamento, fomos à casa das Irmãs para um lanche e conversa sobre o trabalho delas na escola. Com a Ir. Iolanda Goll, tratamos da coordenação da Catequese a nível diocesano. Percebi um clima bom e saudável na escola, muito bem organizada e com sinais claros de sua identidade confessional, que prima pela formação humana e cristã. O símbolo do Sagrado Coração de Jesus é muito apropriado e convida, mesmo que indiretamente, a um clima de paz e bem-querer.

Às 15h, reunião com o prefeito e o vice-prefeito, Delci Dimer e André Pozzi, na Prefeitura, juntamente com o Pe. Leonir. Uma conversa franca e serena sobre a realidade do município e seus desafios no campo da educação e da saúde, especialmente a preocupação com o futuro do hospital. Outro tema de nosso interesse foi um projeto de revitalização da praça em frente à igreja São Domingos.

Às 19h, celebração da Crisma e Primeira Eucaristia na comunidade Paraíso, onde sete adolescentes confessaram sua fé batismal e receberam os dois sacramentos. Às 20h30, reunião e jantar na casa de um membro do Conselho para Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP), onde conversamos sobre a organização administrativa da paróquia. Todas as comunidades, grupos e movimentos praticamente possuem sua conta bancária e seu centro de custos. Todos colaboram com a venda da rifa e ficam com metade do valor arrecadado para custear suas iniciativas. Foi avaliado que o dízimo precisa ser retomado e reorganizado, pois está aquém do potencial da paróquia. Ainda não foi feita a separação da conta da comunidade Santa Luzia em relação à conta da paróquia.

Dia 20/9

Às 10h, com o diácono Paulo, visitei a Fazenda de Recuperação RENOVAR. No momento, acolhe um grupo pequeno de assistidos, mas busca firmar convênios para captar recursos e ampliar o atendimento. A coordenação é feita por uma pessoa que passou pelo processo de recuperação em outra instituição e recebeu preparação para a administração, deixando boa impressão e vontade de acertar. Contam com apoio da nossa Igreja e de outras na espiritualidade. O diácono Paulo está contente com sua participação neste serviço de acolhida.

Às 16h, acompanhado de Mateus, fui à comunidade do Igrá, onde estavam também os crismandos do Final. Conferimos o sacramento da Crisma e Primeira Eucaristia a 25 adolescentes e 2 adultos. Estavam bem preparados, em uma comunidade muito disposta. Sugiro estimular esses jovens ao engajamento em grupos de jovens, pelo grande potencial e pelo empenho dos catequistas.

Às 18h, as comunidades São Sebastião e São Francisco reuniram seus catequizandos na Igreja São Francisco. Ali celebramos os dois sacramentos para um grupo de 15 jovens animados, um pouco mais adultos em idade e também em maturidade humana e espiritual.

Dia 21/9

Às 10h30, Crisma e Primeira Eucaristia para aproximadamente 40 adolescentes, jovens e adultos na comunidade Santa Luzia. Uma celebração animada, com cantos apropriados e grande presença de parentes e comunidade. Às 15h30, outra celebração semelhante, com grupo um pouco maior, igualmente consciente da importância dos compromissos assumidos.

Às 18h, durante a Santa Missa dominical na Santa Luzia, conferimos a investidura de mais de 20 novos ministros extraordinários da Eucaristia, e um grande grupo de antigos renovou suas promessas. Uma celebração solene, muito bem participada pelas comunidades que acompanharam seus candidatos.

Considerações gerais:

Chama a atenção, positivamente, a boa organização em muitas frentes, com tantos grupos, movimentos e pastorais, e a quantidade de lideranças comprometidas com a vida comunitária. Destaco o grande número de ministros extraordinários da Eucaristia (cerca de 90) e a coordenação semanal da Liturgia com o pároco para preparar as celebrações.

É visível também o cuidado com as estruturas físicas, especialmente na igreja Santa Luzia, bem como a boa organização financeira, com forte comprometimento de todos. Percebi grande sintonia na relação dos padres, o pároco Pe. Leonir e o vigário paroquial Pe. Almo Köhler, com as comunidades, marcada por valorização recíproca e cooperação.

A longa presença do Cursilho certamente contribuiu para a formação de lideranças atuantes, assim como os vários grupos de jovens. Apesar da necessidade de mais catequistas, o esforço na implementação do “Caminho de Emaús” deixa muita esperança de abundantes frutos.

Agradeço a acolhida, as manifestações de carinho e a convivência destes dias. Invoco sobre todas as pessoas encontradas, e também sobre aquelas que não pude me aproximar, as graças e bênçãos de Deus.

+ Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com