AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Diocese de Osório abre Mês Missionário 2025 no dia 1º de outubro e prevê programação em todas as regiões da diocese

por Melissa Maciel

A Diocese de Osório, por meio do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) e dos Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas), promove em outubro o Mês Missionário 2025, com uma ampla programação de oração, reflexão e mobilização missionária em diferentes cidades da região.

De acordo com o assessor eclesiástico para a Animação Missionária, Pe. Ildomar Ambos Danelon, a abertura oficial acontece no dia 1º de outubro, com a missa às 19h30min, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, igreja São Sebastião, localidade da Borussia, em Osório. Na ocasião, a comunidade São Sebastião estará celebrando a festa de Santa Teresinha, a padroeira Universal das Missões.

Ao longo do mês, os encontros celebrativos da Novena Missionária ocorrerão em diversas paróquias, às 19h30, exceto Capão da Canoa que realizará às 20h, com transmissão pelas redes sociais da Diocese (Facebook e/ou Youtube):

– 02/10, quinta, às 19h30: Paróquia Santo Antônio e Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na igreja Santa Teresinha, bairro Santa Teresinha, em Santo Antônio da Patrulha

– 06/10, segunda, às 20h: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de Capão da Canoa

– 16/10, quinta, às 19h30: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório

– 23/10, quinta, às 19h30: Rede de Comunidades Senhor Bom Jesus, na igreja Sagrada Família, no Centro de Morrinhos do Sul

O encerramento será marcado pela Vigília Missionária, no dia 30 de outubro, às 19h30, na Paróquia São Domingos, na igreja São Domingos, no Centro, em Torres.

O sentido do Mês Missionário

No Brasil, outubro é dedicado às missões e à solidariedade, em comunhão com a Igreja em todo o mundo. Nesse período, a Igreja Católica mobiliza comunidades, paróquias e famílias a intensificarem a oração, a reflexão e o compromisso missionário, renovando a consciência de que todos os batizados são chamados a anunciar o Evangelho.

Um dos momentos centrais é a Campanha Missionária, organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), que culmina com a Coleta Mundial da Solidariedade nos dias 19 e 20 de outubro, no Dia Mundial das Missões. Essa coleta é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade, em Roma, que financia projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social em regiões carentes do planeta, administrados por missionários locais e enviados.

A mensagem do Papa Francisco

Para o Dia Mundial das Missões de 2025, o Papa Francisco propôs o lema: “Missionários de esperança entre os povos”. Ele recorda que, em meio às sombras que pesam sobre o mundo, a missão dos cristãos é ser testemunhas da esperança em Cristo, vivendo com proximidade, compaixão e ternura.

Francisco convida os fiéis a renovarem a espiritualidade pascal, cultivando a oração como primeira ação missionária e deixando-se guiar pelo Espírito Santo para tornar-se “artesãos de esperança”. O Papa destaca que ser missionário não é apenas uma tarefa para alguns, mas a vocação de toda a Igreja, chamada a caminhar junto, em sinodalidade, e a testemunhar o amor de Deus com gestos concretos de solidariedade, especialmente junto aos pobres e excluídos.

Acesse a Mensagem na íntegra, AQUI!

Com esta programação, a Diocese de Osório convida todos os fiéis das 23 paróquias da diocese a se unirem em oração, reflexão e solidariedade, assumindo a missão de anunciar Cristo com alegria e esperança. O Mês Missionário é um tempo de comunhão com a Igreja universal e de renovação do compromisso missionário em nossas comunidades.

A Campanha Missionária disponibiliza diversos materiais. Acesse AQUI!

Fonte: ASCOM Diocese de Osório / Melissa Maciel

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com