Quatro escolas estaduais do Litoral Norte estão entre as selecionadas para a próxima etapa de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). As instituições têm até terça-feira (23/9) para enviar a ata de adesão da comunidade escolar e garantir participação no programa previsto para 2026.
No Litoral Norte, as unidades contempladas são: Escola Estadual de Ensino Médio Marçal Ramos (Caraá), Escola Estadual de Ensino Médio Élcio de Farias Matos (Mampituba), Escola Estadual Básica Sagrada Família (Morrinhos do Sul) e Escola Estadual de Ensino Médio Edgardo Pereira Velho (Tavares).
O envio da ata de adesão é obrigatório e precisa ser feito por meio de formulário eletrônico. Segundo a Secretaria da Educação, somente as escolas em que a comunidade escolar manifestar concordância poderão avançar no processo de implementação.
“O envio da ata é uma etapa fundamental para dar legitimidade ao processo. Somente as escolas em que a comunidade escolar manifesta concordância poderão avançar para a implementação em 2026”, destacou a chefe da Divisão de Educação Integral em Tempo Integral da SEDUC, Isabela Vieira.
O modelo do EMTI amplia a jornada para 35 ou 45 horas semanais, integrando formação geral, atividades eletivas, clubes de protagonismo e cursos técnicos, como Administração, Agronegócio, Marketing, Meio Ambiente e Agroindústria. Além disso, prevê oferta de quatro refeições diárias e o desenvolvimento do Projeto de Vida dos estudantes.
Atualmente, 303 escolas no estado já adotam o formato, número que saltou de 11 em 2018. Avaliações externas indicam que os alunos do tempo integral apresentam melhor desempenho em Matemática e Língua Portuguesa, além de menor evasão e maiores chances de ingressar no Ensino Superior.
O resultado final das escolas habilitadas para iniciar a implementação em 2026 será divulgado no dia 25 de setembro.
Foto: Freepik