Na noite da última sexta-feira, 29 de julho de 2025, a Diocese de Osório celebrou a conclusão do Curso de Doutrina Social da Igreja (DSI) com uma Missa presidida pelo bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório. A celebração eucarística marcou o encerramento de uma intensa e significativa jornada formativa, iniciada em 6 de maio de 2025 e concluída ao longo de 12 encontros semanais, totalizando 45 horas de carga horária.
Coordenado pela Equipe Executiva das Pastorais Sociais da Diocese, com apoio da Coordenação Diocesana de Pastoral e das Paróquias Nossa Senhora da Conceição (Osório) e Nossa Senhora dos Navegantes (Tramandaí), o curso reuniu 42 participantes oriundos de diversas paróquias do Litoral Norte gaúcho, principalmente de Osório e Tramandaí.
As atividades foram realizadas no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório, e contaram com palestras, rodas de debate, trabalhos em grupo, pesquisas orientadas e testemunhos pastorais, tratando de temas centrais da Doutrina Social da Igreja. O curso buscou oferecer subsídios para uma atuação pastoral transformadora e comprometida com as realidades sociais da região.
Segundo a Equipe Executiva das Pastorais Sociais, “a formação habilitou um grupo expressivo a compreender a palavra da Igreja sobre os desafios sociais do tempo presente. Uma palavra profética, firme e necessária diante das rápidas transformações no mundo do trabalho, das novas tecnologias e das questões emergentes como a inteligência artificial e os direitos do trabalhador”.
Frei Wilson Dallagnol, assessor eclesiástico para as Pastorais Sociais e integrante da coordenação do curso, destaca que a proposta cumpriu seus propósitos ao “aprofundar o agir profético de Jesus, iluminar as práticas pastorais e fortalecer a dimensão social da evangelização”. Ele recorda ainda que a Doutrina Social da Igreja nasceu com a encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII, e que, hoje, com o Papa Leão XIV, a Igreja continua sua missão de orientar o povo de Deus diante dos novos contextos trazidos pela revolução digital e pelas mudanças sociais estruturais.
A cursista Marilene Dias compartilhou sua experiência:
“O curso foi uma oportunidade de despertar minha responsabilidade como cristã. Precisamos nos aprofundar nos ensinamentos da nossa Igreja para assumir nosso lugar na sociedade e nos engajar nas pastorais sociais, defendendo os menos favorecidos. Os temas nos ajudaram a ter um olhar mais crítico diante das questões sociais, sempre à luz do Evangelho e dos documentos da Igreja.”
Temas e assessores desta primeira edição:
- Histórico da DSI – Frei Irineu Trentin
- Fundamentos bíblicos da DSI – Pe. Luciano Motti
- Os princípios da DSI – Diác. Antônio Weliton
- Trabalho humano: chave da questão social – Frei Wilson Dallagnol
- Ecologia Integral – Frei Wilson Dallagnol, Simone Beatricci e Anderson Girotto
- Desenvolvimento econômico e social – Daniel Schwank e Samuel Santos
- Justiça e Paz – Pe. Laudemir Demarchi
- Política e ideologia: construção do bem comum – Pe. Ildomar Danelon
- Direitos humanos e sociais – Gervásio Toffoli
- Propriedade: destinação universal dos bens – Frei Wilson Dallagnol
- Políticas públicas e a CF 2025 – Dom Jaime Pedro Kohl
- Metodologia: diretrizes e linhas de ação dos cristãos à luz da DSI – Luiz Carlos Selbach
Diante da acolhida positiva e do impacto da formação nas comunidades, a equipe organizadora já articula uma nova edição do curso para o próximo ano, com possibilidade de continuidade em Osório ou expansão para outras regiões da Diocese.
Confira o álbum completo do registro fotográfico de Sônia Ósio (Pascom Catedral), sobre o encerramento do Curso, clicando no link ao lado: https://www.diocesedeosorio.org/fotos/curso-doutrina-social-da-igreja-2025












Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel